Busca de notícias


Incluir vídeo

Cadastre aqui o seu email e receba novidades

















Os carros que chegam ao mercado brasileiro em 2013



Por Luciana Carvalho

Toyota Prius
São Paulo – O mercado brasileiro de carros verá diversas novidades em 2013 e os lançamentos já acontecem desde o início do ano. Em janeiro, o Toyota Prius chega ao Brasil, com o preço estimado em 120 mil reais – alguns meses após ter sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.

O novo híbrido combina dois motores, um elétrico e outro de combustão (1.8 movido a gasolina), que resultam em uma potência total de 138 cavalos.

Na versão mais nova, a carga é feita por meio de sistema regenerativo (quando o carro é desacelerado e freado), enquanto, no modelo de 2012, há também a opção de recarregar as baterias por meio de tomadas comuns.




Hyundai i30

As vendas do novo Hyundai i30 estão marcadas para começar em janeiro de 2013. O motor dessa geração é o GAMMA 1.6 flex, com 128 cv de potência com etanol e 122 com gasolina. A transmissão automática de seis marchas também é nova, permitindo trocas suaves e dando mais conforto ao motorista. No design, o hatchback traz mudanças que seguem o conceito "Escultura Fluida", com linhas e vincos fortes e grade em forma de hexágono.




Citröen DS5

O Citroën DS5 deve estrear sua nova versão no Brasil logo em janeiro, que vem com um motor 1.6 turbo, de 165 cavalos de potência, assim como outros DS. No design, ele é derivado do sedã C5, em que os para-choques são esportivos e o teto é em arco. O preço estimado do modelo no Brasil é de 110 mil reais.




Kia Cerato

Previsto para ser vendido no Brasil a partir de fevereiro, o novo Kia Cerato chega com design mais longo, causado pela maior distância entre os eixos, e mais largo e baixo do que a geração anterior. Além disso, o modelo traz faróis de LED e vem mais econômico no que diz respeito a combustível. Em relação ao motor, a montadora ainda não apresentou qual estará presente, mas ela poderá manter o atual 1.6 ou aumentar a cilindrada do carro.




Hyundai Santa Fe

O SUV Hyundai Santa Fe deve desembarcar no Brasil em fevereiro do ano que vem e sua lataria virá com linhas vincadas, principalmente na lateral. Além disso, ele estará mais baixo e largo, em relação à versão anterior, e terá uma grade hexagonal na dianteira, como em outros modelos da marca. No país, chegam carros com motores 2.0 e 3.3, de cinco e sete lugares.




Honda Civic 2.0

A linha Civic, da Honda, também será renovada em fevereiro de 2013, com a motorização 2.0 do modelo. A potência do carro, que é também flex, será de 150 cavalos com gasolina e 155 cv com etanol. Outra novidade que veículo traz é a ausência de reservatório de partida a frio, já que ele tem um sistema de aquecimento na linha de combustível, que prepara para a partida assim que o motorista destrava as portas com a chave.




Citröen DS4

O Citroën DS4 está marcado para despontar no mercado brasileiro por volta de março de 2013 e a nova versão virá com motor 1.6 THP, com 165 cavalos de potência. O modelo também chega com mais firmeza e esportividade na suspensão. As laterais foram redesenhadas e os espaços no banco de trás e no porta-malas ficaram menores. O preço deverá variar entre 90 mil e 100 mil reais.




Peugeot 208

A previsão de chegada do Peugeot 208 ao mercado brasileiro é abril de 2013. O modelo virá com opções de motores flex em duas versões: 1.5 8V e 1.6 16V, sendo que o segundo terá o sistema Flex Star, sem o tanquinho de gasolina. O painel interno foi redesenhado e o quadro de instrumentos é visto por cima do volante, não por dentro. Do lado de fora, os trações foram suavizados, mas não perderam a esportividade.




Honda CR-V Flex

As vendas do novo modelo Honda CR-V Flex estão marcadas para abril do ano que vem. Sem nenhuma modificação no visual, o carro traz apenas uma novidade expressiva: o fato de ser bicombustível. O veículo também tem um sistema de aquecimento na linha de combustível, o que dispensa o subtanque de gasolina, assim como no Honda Civic 2.0.




Ford Focus

Nas versões hatch e sedã, o Ford Focus começa a ser vendido no Brasil no começo do próximo ano, com o motor Duratec 2.0. Entre as principais novidades está a tecnologia do Human Machine Interface, sistema de informações que controla das funções do carro e é comandado por botões no volante. Na aparência, o focus vem 2,1 centímetros mais longo, 1,6 centímetro mais estreito e 2 centímetros mais baixo.




BMW 640i Gran Coupé

Com cinco metros de comprimento, 1,39 metro de altura e 2,97 de distância entre-eixos, o BMW 640i Gran Coupé chega ao mercado no primeiro trimestre de 2013, com preço estimado em 450 mil reais. O modelo tem quatro portas e potente motor 3.0 turbo de 320 cavalos. Outra novidade é a existência de três cintos de segurança na parte traseira, mas o viajante do meio poderá se sentir desconfortável, já que um console central no piso do carro obriga a pessoa a ficar de pernas abertas.




Range Rover Vogue

As vendas do novo range Rover Vogue, da Land Rover, estão previstas para ter início no Brasil no primeiro trimestre do próximo ano. O modelo apresentará chassi totalmente produzido em alumínio e, por isso, poderá ser até 420 quilos mais leve do que a versão anterior, dependendo da configuração do modelo. Assim, o SUV será mais econômico em relação ao combustível e terá um índice menor de emissões de gás carbônico. O motor mais potente do modelo é o 5.0 V8 Supercharged a gasolina, de 510 cv.




Nissan Altima

Para concorrer mais agressivamente no mercado de sedãs, a Nissan lançará o Altima no começo do ano que vem. Em um primeiro momento, o modelo vai ser importado dos Estados Unidos, com motor 2.5 litros, potência de 179 cavalos e câmbio XTronic CVT. Depois, a produção virá do México, com um motor 3.5, que entrega 266 cv.




Volvo V40

O Volvo V40 chega ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2013 mantendo o foco da empresa na segurança. Além dos tradicionais airbags e freios ABS, o carro apresenta o sistema City Safety, que, entre outras coisas, tem um detector de pedestres que freia o veículo automaticamente para não atropelar ninguém.

Além disso, ele possui um airbag no capô para amortecer o impacto e evitar lesões das vítimas em casos de atropelamento. No que diz respeito a motor, ainda não há definição sobre o tipo, mas há chances de que o V40 venha com as opções 1.6 de 150 cv ou 180 cv e 2.5 T5 de 254 cv.




Audi S3 Sportback

O modelo quatro portas Audi S3 Sportback foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, mas deve chegar ao mercado brasileiro a partir de junho de 2013. No país, o carro virá com opções de motor 1.4 de 122 cv e 1.8 de 180 cv. O primeiro terá velocidade máxima de 203 quilômetros por hora e o segundo será ainda mais veloz, fazendo 232 km/h, ambos com consumo médio de 17,85 quilômetros por litro.




Mercedes-Benz Classe A

Junho de 2013 é o mês em que se espera a chegada do Mercedes-Benz Classe A ao Brasil. O hatchback tem um design dinâmico e ousado e tem três versões de acabamento: Urban, Style e AMG Sport. E alternativas não faltam. O Classe A terá três pacotes de personalização - Night, Exclusive e AMG Exclusive – e sete tipos de motorização, com três opções a gasolina




Honda Accord

De volta ao mercado brasileiro em julho de 2013, o Honda Accord chegará em duas versões: 2.4 EX, com 185 cv de potência, e EX V6, com 278 cv. O sedã vem com o visual repaginado e itens de série, como Bluetooth, lanternas com LEDs, câmera de ré, seis airbags e sistema ECON (para economizar combustível). O modelo EX vem ainda mais refinado, com bancos de couro e monitoramento de pontos cegos, entre outros itens de série.




Chery Celer

Previsto para ser vendido no Brasil a partir do segundo semestre de 2013, o Chery Celer tem origem no antigo Fulwin (foto). O novo modelo terá um preço estimado em 38 mil reais e chega nas versões hatch e sedã, com motor 1.5 flex. O design teve grandes mudanças, principalmente na parte dianteira, com faróis e parte inferior do para-choque repaginados.




Novo Nissan Sentra

Com um visual mais moderno e um pouco maior do que o modelo anterior, o Novo Nissan Sentra estreia no Brasil até o segundo semestre do próximo ano. Entre as mudanças feitas estão os faróis de iluminação diurna por LED e a redução no peso do veículo em 70 quilos. Com motor 1.8 de 130 cv, o carro ficou mais econômico, diminuindo em 13% o gasto com combustível.




Jaguar F-TYPE

O conversível Jaguar F-TYPE, que começa a ser vendido no Brasil em 2013, tem dois lugares, carroceria feita em alumínio e tração traseira. Ele virá com três opções de motor: dois 3.0 V6 (com potências de 340 e 380 cv) e um 5.0 V8 com 495 cv. Sua primeira aparição foi no Salão de Paris de 2012, mas ele também marcou presença no Salão do Automóvel de São Paulo.




Chevrolet Tracker

Com chegada prevista para o ano que vem, o Trax (foto) deverá se chamar Chevrolet Tracker no Brasil. O modelo virá para concorrer com o Renault Duster e o novo Ford EcoSport, e, entre seus atributos, está o porta-malas de 480 litros, maior do que da concorrência. O SUV deverá ser fabricado no México e o motor mais provável a ser usado é o 1.8 Ecotec, de 144 cv com etanol.




Citroën C4 Pallas

O novo modelo Citroën C4 Pallas será fabricado na Argentina a partir de 2013 e vira para o Brasil na sequência. Antes de chegar ao território nacional, o sedã será lançado na China e na Rússia sob o nome C4 L (ilustrado na foto) e pode ter modificações antes de vir para cá. Na parte mecânica, o carro terá versão turbo, com motor 1.6 THP a gasolina e câmbio automático de seis marchas. É possível ainda que haja duas potências: de 150 cv e 170 cv.




Fonte:exame.abril.com.br



Vaf-Id