Busca de notícias


Incluir vídeo

Cadastre aqui o seu email e receba novidades

















5 realidades importantes para a construção de uma cultura de inovação



Por Gerisval Alves,

Embora existam muitas maneiras diferentes para criar uma cultura da inovação, apresentamos cinco pontos que ajudarão a guiar qualquer abordagem que a organização optar em adota, que são: Eficiência pode matar a inovação; Espere ter falhas, muitas delas; Disciplina gera sucesso; Inovação é estratégica; E Inovação é sobre liderança, tanto quanto é sobre ideias ou novos processos.

As empresas mais inovadoras não simplesmente geram um fluxo constante de boas ideias: Elas se beneficiam de uma "cultura de inovação ", que solicita, captura, prioriza e implementa novas abordagens para praticamente todos os aspectos das operações, desde a criação de produtos até a melhorias de processos.

Embora existam muitas maneiras diferentes para criar essa cultura, os cinco pontos listados abaixo ajudarão a guiar qualquer abordagem que você finalmente tomar.

Portanto, tenha em mente que:

1. Eficiência pode matar a inovação

A eficiência operacional é grande, mas se levado longe demais, pode sufocar a cultura criativa necessária para promover a inovação. Em muitos aspectos, a gestão da inovação transforma eficiência em prioridade, mede o sucesso, não só pelos resultados, mas também pela entrada, mesmo que a maior parte da entrada é abandonada ou levada ao fracasso total.

2 . Espere ter falhas, muitas delas

Assim como um fundo de capital de risco espera que 80 por cento de seus investimentos venha a falhar, assim, também, as empresas inovadoras devem aceitar que a maioria das ideias, mesmo aquelas que são seguidas ao máximo, não irão funcionar. Mas, aquelas que conseguem mais do que compensam os fracassos.

3. Disciplina gera sucesso

A, cultura de inovação criativa não é igual a anarquia. Quanto mais disciplinados seus processos de gestão da inovação se torna, maior a probabilidade de que você vai ter resultados para mostrar aos seus esforços. Pense em inovação como um músculo que você fortalecer ao longo do tempo.

4 . Inovação é estratégica

As empresas classificadas como de referência em inovação não deixam a inovação ao acaso. Em vez disso, elas concentram seus esforços de inovação em torno de objetivos estratégicos e buscam a inovação de forma consistente e sistemática, e não em resposta a alguma necessidade premente.

5. Inovação é sobre liderança, tanto quanto é sobre ideias ou novos processos

Organizações verdadeiramente inovadores são abertas, colaborativas e iconoclastas, características que não podem ser alcançadas durante a noite. Tornar-se uma organização deste tipo geralmente requer mudanças culturais profundas na formação, contratação, dinâmica de equipe, tolerância ao risco e, mais importante de tudo, o compromisso de liderança sênior.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

THE BUILD NETWORK. 5 Tough Realities of building a culture of innovation. Business Insider. Disponível em Acessado em 14 de Out. de 2013.

Fonte: http://www.administradores.com.br/



Vaf-Id